QUEM NOS UNIU FOI DEUS H&Y
TOME A DECISÃO DE AMAR ALGUÉM
DIGA NÃO AO RESSENTIMENTO
Ressentimento é sentir algo de novo, é o sentimento que se repete e traz uma série de consequências, sendo que a primeira é o pecado. É quando alguém faz algo desagradável com você e isso fica ressoando em seu interior.
Há algum tempo fui visitar uma pessoa e me disseram que ela estava mal porque estava brigando com o vizinho. Mas ela desmentiu isso dizendo que não tinha raiva do vizinho e que, na verdade, ele nem existia para ela. Olhe só até que ponto vai chegando o nosso ressentimento.
Quando se enterra um corpo embaixo da terra, ele vai apodrecendo e virando carniça. Da mesma forma, não podemos enterrar esse tipo de sentimento negativo em nosso interior e deixar que se criem “carniças” dentro de nossos corações. Muitas pessoas estão doentes por causa dos ressentimentos.
Certa vez, fui celebrar a Santa Missa e vieram até mim uma mãe e uma filha após a Celebração Eucarística. A mãe me pediu que eu orasse pela filha, porque não tinha a saúde boa e vivia tendo crises. Então, esta me disse que havia 15 anos que não conversava com “aquele homem”, era assim que ela chamava o pai. Foi abandonada quando criança e tinha muita raiva dele por essa razão. De forma que tive de lhe dizer algo que ninguém queria fazê-lo: “É preciso perdoar o seu pai. É preciso dar um passo na fé”.
Para vencer o ressentimento, também dependemos do Senhor, caso contrário, sempre teremos recaídas. Até mesmo para perdoar dependemos d’Ele. O verdadeiro perdão brota de Deus. Nenhum sentimento nobre pode ter grande duração se não vier do coração do Todo-poderoso.
Quero lhe fazer uma pergunta: Se você soubesse que teria somente oito horas de vida, o que você faria? Aonde você iria? Não deixe para amanhã o que você precisa fazer agora! Diz-nos a Palavra de Deus: “Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento”. Se você precisa pedir perdão, peça-o! Se você precisa perdoar, perdoe! Existe muita gente que perde a chance de ser feliz porque fica adiando o que precisa viver.
O convite que o Senhor quer fazer a você hoje é: Dê um passo. Achamos sempre que são os outros que têm de pedir perdão e, no final, nos tornamos solitários. Você precisa dar o passo: se o outro não quiser, espere o tempo dele, mas você precisa dar o passo. Se você experimentou a dor da traição, de alguma decepção ou se você é frustrado por causa de tanta coisa que vive – saiba que a força da oração é capaz de lhe trazer a cura. A oração pode curar a dor do seu coração!
No fundo, todos nós sentimos saudade de Deus, e se guardamos ressentimentos, ficamos distantes do Senhor. Muitas vezes, é preciso reiniciar a vida a partir de um abraço. Talvez você conheça a saudade por outros nomes, mas, no fundo, o que seu coração quer é encontrar o Senhor. Deixe-O entrar nos seus relacionamentos.
Há muitas pessoas com problema com o pai. Dê o primeiro passo, mande uma mensagem para ele falando que o ama. É só escrever: “Pai, eu te amo!”.
Nós precisamos treinar o amor, precisamos começar agora, não deixe para amanhã!
.
Há algum tempo fui visitar uma pessoa e me disseram que ela estava mal porque estava brigando com o vizinho. Mas ela desmentiu isso dizendo que não tinha raiva do vizinho e que, na verdade, ele nem existia para ela. Olhe só até que ponto vai chegando o nosso ressentimento.
Quando se enterra um corpo embaixo da terra, ele vai apodrecendo e virando carniça. Da mesma forma, não podemos enterrar esse tipo de sentimento negativo em nosso interior e deixar que se criem “carniças” dentro de nossos corações. Muitas pessoas estão doentes por causa dos ressentimentos.
Certa vez, fui celebrar a Santa Missa e vieram até mim uma mãe e uma filha após a Celebração Eucarística. A mãe me pediu que eu orasse pela filha, porque não tinha a saúde boa e vivia tendo crises. Então, esta me disse que havia 15 anos que não conversava com “aquele homem”, era assim que ela chamava o pai. Foi abandonada quando criança e tinha muita raiva dele por essa razão. De forma que tive de lhe dizer algo que ninguém queria fazê-lo: “É preciso perdoar o seu pai. É preciso dar um passo na fé”.
Para vencer o ressentimento, também dependemos do Senhor, caso contrário, sempre teremos recaídas. Até mesmo para perdoar dependemos d’Ele. O verdadeiro perdão brota de Deus. Nenhum sentimento nobre pode ter grande duração se não vier do coração do Todo-poderoso.
Quero lhe fazer uma pergunta: Se você soubesse que teria somente oito horas de vida, o que você faria? Aonde você iria? Não deixe para amanhã o que você precisa fazer agora! Diz-nos a Palavra de Deus: “Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento”. Se você precisa pedir perdão, peça-o! Se você precisa perdoar, perdoe! Existe muita gente que perde a chance de ser feliz porque fica adiando o que precisa viver.
O convite que o Senhor quer fazer a você hoje é: Dê um passo. Achamos sempre que são os outros que têm de pedir perdão e, no final, nos tornamos solitários. Você precisa dar o passo: se o outro não quiser, espere o tempo dele, mas você precisa dar o passo. Se você experimentou a dor da traição, de alguma decepção ou se você é frustrado por causa de tanta coisa que vive – saiba que a força da oração é capaz de lhe trazer a cura. A oração pode curar a dor do seu coração!
No fundo, todos nós sentimos saudade de Deus, e se guardamos ressentimentos, ficamos distantes do Senhor. Muitas vezes, é preciso reiniciar a vida a partir de um abraço. Talvez você conheça a saudade por outros nomes, mas, no fundo, o que seu coração quer é encontrar o Senhor. Deixe-O entrar nos seus relacionamentos.
Há muitas pessoas com problema com o pai. Dê o primeiro passo, mande uma mensagem para ele falando que o ama. É só escrever: “Pai, eu te amo!”.
Nós precisamos treinar o amor, precisamos começar agora, não deixe para amanhã!
.
Padre Delton Filho
Sacerdote diocesano e fundador da Com. Coração Fiel
Marcadores:
CURA INTERIOR cançãonova.com
QUE TAL COMEÇAR TUDO PELA PALAVRA DE DEUS?
Jesus é o motivo de todas as coisas existirem. “Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito” (Jo 1, 3). Cristo é o Senhor, e tudo Lhe está submetido, tanto o mundo material quanto o angélico, "para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos" (Fl 2, 10), também toda matéria e forma, viva ou inanimada, estão sob Seu olhar.
“Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hb 4, 12-13). Jesus veio revelar também ser Ele o Verbo Encarnado do Pai, a Palavra criadora (cf. Jo 1, 14). Palavra que quis se colocar em meio a nós, perpassando e agindo em nossas realidades: “a palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Is 55, 11).
“Nenhuma criatura lhe é invisível. Tudo é nu e descoberto aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas” (Hb 4, 12-13). Jesus veio revelar também ser Ele o Verbo Encarnado do Pai, a Palavra criadora (cf. Jo 1, 14). Palavra que quis se colocar em meio a nós, perpassando e agindo em nossas realidades: “a palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Is 55, 11).
A Palavra de Deus rege todas as coisas. Se, então, a Palavra pode trazer essa eficácia, por que nos privamos de nos orientar por ela quando vamos empreender algo?
Queira ser um agente que propaga a Sagrada Escritura. A força e a sabedoria ali contidas provêm da boca do Senhor e não de nós. Deus não a deixará cair no descrédito. É do interesse divino que a Bíblia transmita Seus efeitos onde quer que ela seja colocada em prática e proferida, ainda que seja por nosso intermédio, servos fracos e sujeitos ao pecado.
Podemos contar sempre com os efeitos da vontade de Jesus em nossas iniciativas. Leve sempre a Bíblia aonde você for.
Queira ser um agente que propaga a Sagrada Escritura. A força e a sabedoria ali contidas provêm da boca do Senhor e não de nós. Deus não a deixará cair no descrédito. É do interesse divino que a Bíblia transmita Seus efeitos onde quer que ela seja colocada em prática e proferida, ainda que seja por nosso intermédio, servos fracos e sujeitos ao pecado.
Podemos contar sempre com os efeitos da vontade de Jesus em nossas iniciativas. Leve sempre a Bíblia aonde você for.
Comece tudo o que for fazer com a oração de um trecho bíblico, como um salmo por exemplo. Ao acordar, antes de pegar o trânsito, antes de iniciar um trabalho ou ministério, leia um versículo, busque uma passagem relacionada com a situação que você está vivendo. Com certeza, Deus lhe falará, pois Ele quer participar de sua vida. Destaque textos da Sagrada Escritura e os cole em lugares por onde for passar, na cabeceira da cama, no interior do carro, na porta da geladeira, nos cadernos e nos aparelhos de seu trabalho. Se, por vezes, enfeitamos nossos pertences com diversos dizeres, frases de efeito, figurinhas e personagens, por que não fixar também neles um versículo bíblico? Aproveite para lê-los e rezar todas as vezes em que visualizá-los.
Não se trata de separar textos que mais nos agradam e vivê-los isoladamente. Queira, com essa prática, aprender a amar a Palavra de Deus para ser Evangelho vivo, comungando-O na sua totalidade. Essa sugestão é uma maneira de memorizar trechos ou inspirar-se num lema para vida ou tempo presente.
Viver conforme a Palavra de Deus configura-nos segundo a Pessoa de Jesus, Verbo Eterno, de forma a permitirmos que Sua voz tenha poder sobre todo o nosso ser: "Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração" (Hb 4, 12). Assim, também será com nossas ações e sobre o que elas desencadeiam, suas consequências e resultados.
Estas passarão a ter eficiência, tal como o coração de Deus quer imprimir nas situações em que colocamos a Palavra de Deus em prática, segundo os desígnios divinos e não somente para o alcance que imaginamos num primeiro momento.
Todas as realidades contidas na Pessoa da Palavra serão favoráveis em nossa vida, mesmo quando não entendermos o porquê de um fato acontecer daquela maneira. No final, testemunharemos que tudo concorrerá para um bem maior, pois o Altíssimo quer sempre o melhor para nós, como afirma a Bíblia: "Tudo contribui para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8, 28).
Começar pela Palavra também é colocar Jesus em primeiro lugar.
Todas as realidades contidas na Pessoa da Palavra serão favoráveis em nossa vida, mesmo quando não entendermos o porquê de um fato acontecer daquela maneira. No final, testemunharemos que tudo concorrerá para um bem maior, pois o Altíssimo quer sempre o melhor para nós, como afirma a Bíblia: "Tudo contribui para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8, 28).
Começar pela Palavra também é colocar Jesus em primeiro lugar.
"Antes de qualquer tarefa, vem a palavra verdadeira" (Eclo 37, 20).
Deus o abençoe!
Sandro Aparecido Arquejada-Missionário Canção Novablog.cancaonova.com/sandro - sandroarq@geracaophn.com
Marcadores:
VIDA NOVA cançãonova.com
Assinar:
Postagens (Atom)
